jambu.com.br

Ubuntu para Android PDF E-mail
Escrito por Marcelo Sá   

"Dentro de todo Smartfone tem um PC querendo sair", essa foi a frase que a Canonical usou para descrever uma das mais novas abordagens para desktops portáteis e embarcados.

"Por que carregar 2 dispositivos (o smartfone e o netbook) enquanto somente um pode dar conta do recado ?"

Um desktop Ubuntu no seu celular Android, "docado" com teclado, monitor (touch screen, é claro)

A idéia de que celulares Smartfone que suportam o Sistema Operacional Android rodam o mesmo Kernel Linux dos PCs que rodam Ubuntu nos faz pensar que a integração deve ser natural e simples. Na verdade não é tão simples, mas os esforços da comunidade em torno do Ubuntu já viabilizou muita coisa.

A tendência é que, já neste ano de 2012, você já possa ter seu Desktop Ubuntu no PC e no Celular*. Nossa análise, é que este é um dos melhores motivos para que você se adapte ao "desktop Unity" o mais rápido possível.

As possibilidades são muitas e, nós aqui na Jambu, estamos nos preparando para a integração de aplicações que funcionem parcialmente no seu smartfone e em nuvens computacionais, viabilizando o Desktop Smartophone perfeito.

 

Ubuntu Android

Referências:  http://www.ubuntu.com/devices/android  (25/02;2012)

Nota: O Ubuntu já pode funcionar integralmente em Smartphones com Android e o acesso pode ser feito via desktop remoto, mas são só experimentos, que dificilmente podem ser considerados estáveis.